destaque

Trabalho de associação de estudantes liberais em Santa Maria é reconhecido como o melhor do mundo

Marcos Fonseca e Joyce Noronha

Foto: Nêmora Schuh (Divulgação)
Os estudantes do Clube Farroupilha durante a premiação, quinta à noite, em Washington, nos Estados Unidos: Giuseppe Riesgo (a partir da esq.), Luiza Sangoi, Wolf Von Laer, Nêmora Schuh, Fabrício Sanfelice e André Freo

O trabalho de uma associação de estudantes liberais de Santa Maria foi reconhecido como o melhor do mundo. Fundado em 2013, por alunos de Administração, Engenharia e Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Clube Farroupilha conquistou, na quinta-feira, o reconhecimento de melhor grupo do mundo pela Students for Liberty (Estudantes pela Liberdade), uma entidade da direita internacional que tem como missão "educar, desenvolver e capacitar a próxima geração de líderes liberais".

A distinção ocorreu no Libertycon 2019, encontro de grupos liberais de diversos países em Washington, capital dos Estados Unidos. O evento contou com a presença de universitários de direita do Clube Farroupilha, considerado o maior do gênero do interior do país e parceiro do Students for Liberty do Brasil.

Caixas não empacotam mais mercadorias em hipermercado de Santa Maria

O clube foi criado com um objetivo claro: fazer frente "às ideias arcaicas da esquerda dentro da academia santa-mariense". Para isso, os futuros administradores, engenheiros e bacharéis em Direito tentam provar que as políticas sociais e econômicas dos governos brasileiros são ineficazes, ao mesmo tempo em que apontam suas soluções.

O desejo desses jovens liberais é garantir um país com liberdade econômica e social, fórmula que consideram a mais justa para o desenvolvimento.

No mesmo encontro nos EUA, o conselheiro do Clube Farroupilha Fabrício Sanfelice ganhou o prêmio de Melhor Aluno do Ano. Estudante de Direito, Sanfelice trabalha com o mercado de criptomoedas.

RESISTÊNCIA NA UNIVERSIDADE

O idealismo desses jovens não é uma tarefa fácil de ser exercida na academia. A palavra "liberal" não agrada aos ouvidos de muitos professores e até estudantes da UFSM. Isso não é segredo para ninguém. O apoio ao pensamento liberal dentro da instituição de ensino, quando ocorre, é velado. Mas eles comemoram algumas conquistas, uma delas a eleição de um presidente de direita e da eleição para deputado estadual por Santa Maria de Giuseppe Riesgo (NOVO), que integra o Clube Farroupilha.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto do Sindilojas quer o descarte correto de resíduos em Santa Maria Anterior

Projeto do Sindilojas quer o descarte correto de resíduos em Santa Maria

ANTT publica nova tabela com valores do frete mínimo Próximo

ANTT publica nova tabela com valores do frete mínimo

Economia